Uma livraria paradisíaca: Selexyz Dominicanen

Conheça a Selexyz Dominicanen, uma livraria construída dentro de uma catedral

Livraria na Igreja

Veja essa incrível livraria

Já mostramos no começo do ano aqui no Mobly Design uma biblioteca pública incrível, inaugurada na cidade de Stuttgart, Alemanha, em janeiro. E parece que ideia conquistou não só os alemães, mas todo mundo. Cada vez mais aparecem bibliotecas diferentes e modernas. E nessa disputa para ver quem tem a ideia mais diferente, parece que os holandeses saíram na frente. Na antiga cidade de Maastricht, nada mais, nada menos do que uma catedral foi transformada em uma livraria.

Livraria Clássica

Livraria Clássica

A rede de livrarias Selexyz, em parceria com o escritório de arquitetura holandês Merkx + Girod, converteu uma catedral dominicana construída em 1294 em uma enorme livraria, com direito a um café e uma sala de leitura um tanto quanto especial, localizada diretamente na abóbada principal, onde o coro antigamente cantava.

Igreja Nave

Parte principal da Catedral, onde a livraria colocou uma sala de leitura.

Livraria café

O café da livraria na catedral.

O projeto é um exemplo perfeito de sinergia entre dois opostos estéticos. O grande trunfo da obra foi manter o impressionante aspecto original da catedral em conjunto com a arquitetura moderna da livraria.

Livraria na Holanda

Livraria colocou modernidade dentro de Catedral abandonada

A catedral serve como complemento da livraria e vice-versa. São três andares suspensos por cabos e vigas de aço, por onde o visitante tem acesso através de uma escada e um elevador. O aspecto contínuo da livraria dá a impressão de ser uma grande estante de livros, vista de longe. E os 750m² não são pouca coisa: a Selexyz Dominicanen possui a maior coleção de livros em Inglês de toda a Maastricht.

Livraria Andares

Andares da livraria de aço

Uma das características mais interessantes da obra são os andares superiores, que ficam pertinho do teto abobadado da nave central. Lá os clientes têm uma visão privilegiada dos afrescos que adornam o teto, totalmente recuperado durante a reforma da Catedral. Os elementos modernos foram incorporados sem obstruir os motivos religiosos que, no fim das contas, caracterizam a catedral.

Teto Igreja

A livraria coloca os clientes pertinho do teto.

Para manter a sensação de balanço simétrico que a arquitetura vertical conquistou, mesas baixas contendo os best-sellers foram colocadas nos transeptos laterais. Tanto esforço e trabalho duro rendeu um Lensvelt Prize, importante prêmio de arquitetura de interiores, para a rede de livrarias e para a Merkx + Girod.

Selexys Dominicanen

Livraria Selexys Dominicanen

Best Sellers

Best Sellers na livraria da catedral

E se alguém acha que não é uma boa ideia sacrificar uma igreja inteira por uma livraria: antes da reforma a catedral dominicana era usada como… estacionamento de bicicletas. E o templo ficou abandonado por mais de 200 anos. Muito melhor uma livraria, não é mesmo?

Livraria com afresco

Os afrescos que decoram a catedral dominicana e a livraria

E o que vocês acharam da livraria mais sagrada do mundo? Uma ideia sensacional ou um pecado? Seria incrível ter uma livraria como essas aqui no Brasil, não é?

Fotos de Roos Aldershoff