Dia Internacional da Mulher

Comemore o Dia Internacional da Mulher (8 de Março) e conheça sua história incrível

Dia Internacional da Mulher

As mulheres batalham por mais de um século para serem aceitadas e tratadas de forma justa. Veja a incrível história do Dia Internacional da Mulher.

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, um dia para relembrarmos da história de luta e perseverança das grandes lideranças femininas e, claro, das mulheres anônimas do mundo todo, que não se curvaram às condições de trabalho opressivas, ao machismo sem causa e desnecessário, às dificuldades da vida pessoal e da profissional. É tempo de lembrar a luta das mulheres que batalharam por seus direitos cívicos e democráticos.

Origem

Tudo começou com a virada do século XX e o começo da Revolução Industrial, que modificou o modo de produção e demandou uma mão-de-obra em grande escala. Essa necessidade acabou forçando mulheres e até mesmo crianças a assumirem jornadas de trabalho estafantes e insalubres. Junto com a Revolução Industrial, veio a luta de classes, um período em que os trabalhadores começaram a se unir para reivindicar condições de trabalho, no mínimo, humanas. E nas chamas de todo esses desejos de mudança vieram as organizações de mulheres, a luta pelo voto.

Vida pessoal

Um dos maiores desafios da mulher moderna é conciliar a carreira com a vida pessoal

Em 1903, nos Estados Unidos, as mulheres abriram campanha e formaram uma liga organizada e ativa para conquistar um trabalho com remuneração justa e direitos políticos iguais aos dos homens. Entretanto, o começo do século XX foi um período difícil para as mulheres, que enfrentaram muita pobreza e violência, tanto doméstica quanto laborial.

As coisas começaram a mudar em 1909, quando o primeiro Dia Internacional da Mulher foi organizado pelo Partido Socialista da América, para lembrar as más condições das mulheres empregadas no setor têxtil de Nova York.

Em Copenhague, capital da Dinamarca, foi organizada a primeira conferência internacional das mulheres, que serviu de estopim e inspiração para que diversos outros países fizessem seus Dias Internacionais das Mulheres. O movimento perdurou no ocidente até 1920, quando caiu no desuso. O Dia Internacional da Mulher só foi recuperado pelo Movimento Feminista da década de 1960, quando as mulheres voltaram a exigir mais ardentemente o sufrágio universal, condições mais iguais e o fim da discriminação profissional. Personalidades como Simone de Beauvoir, Madame D’Épinay e Betty Friedan foram marcantes nesse movimento.

Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir: filósofa, companheira de Jean-Paul Sartre, foi uma das responsáveis pelo movimento feminista de 1960

Em 1977, a Organização das Nações Unidas oficializou o Dia da Mulher. Hoje, mais de 70 países marcam o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Governos do mundo todo esperam a aproximação da data para divulgar medidas e leis que cada vez mais ampliam e igualam os direitos das mulheres, como o projeto de lei que foi aprovado hoje (6/03) pelo Senado e que pune empresas que diferenciarem salários de homens e mulheres. Bacana, não?

Charlize Theron

A atriz Charlize Theron: embaixatriz da paz da ONU, com muita ênfase nos direitos das mulheres

Dado todo esse histórico de lutas, dificuldades e superações, o dia 8 de março é um dia para comemorar. Reúna as amigas, façam um programa entre vocês. Vale de tudo, piquenique no parque, uma pizza em casa, uma balada para esquentar os ânimos, um jantar regado a risadas e brincadeiras. Não deixe também de aproveitar as incríveis promoções e eventos que irão acontecer no Dia Internacional das Mulheres. Fique atento para a programação cultural da sua cidade nos próximos dias. Já é de praxe que vários eventos aconteçam em cidades no Brasil e mundo afora.

Mulheres cientistas

Hoje, as mulheres estão presentes e são essenciais em diversos campos e áreas do conhecimento humano

Barzinho, cinema, saída com as amigas, o importante é não deixar essa data tão importante passar em branco!
E, mais uma vez, Feliz Dia Internacional das Mulheres para todas as moças, senhoras e senhoritas do Brasil e do mundo. Parabéns pela história de superação e de luta. Continuem sempre lutando pelo que é certo e justo para que todos, homens e mulheres, possam colher os frutos de uma sociedade mais justa, pacífica e feliz!

Mulher bonita

Elas são batalhadoras, competentes, inteligentes e ainda arranjam tempo para ficar deslumbrantes

Abajures Mobly