Mostra de Arquitetura Universal: acessibilidade

A Mostra Lar Center de Arquitetura Universal propõe novas ideias para a acessibilidade na arquitetura e decoração

Acessibilidade

Veja como você pode melhorar a acessibilidade em ambientes específicos

O mundo de hoje não é adaptado aos portadores de necessidades especiais. As nossas calçadas são falhas, estreitas e cheias de buracos. Não há sinalização específica para cegos ou surdos. Os prédios públicos e privados não possuem acessos especiais para cadeirantes. Resumindo: viver em uma cidade que não preza pela acessibilidade é um desafio. E, infelizmente, a maioria das grandes cidades são cheias deles.

Acessibilidade

Precisamos repensar o design em nossas vidas e aplicar a acessibilidade

Entretanto, não é justo dificultar ainda mais a vida de quem precisa de cuidados especiais. Para isso, precisamos de soluções ainda quando os espaços estão sendo planejados. Remendos e adaptações nunca ficam tão bons e, no final das contas, podem até fazer com que os custos sejam mais elevados do que construções acessíveis planejadas desde o começo.

Sala de estar

Ambientes como a sala de estar são fáceis de serem adaptados para o uso de portadores de necessidades especiais.

Um dos grandes desafios na área da arquitetura universal e da acessibilidade é integrar os recursos que os portadores de necessidades especiais precisam com o ambiente. Mas novas ideias já aparecem e prometem deixar não só a vida de deficientes e idosos mais fácil, mas de todos também.

Home Theater

Ambientes como o home-theater não precisam de grandes mudanças e são a prova de que uma casa pode ser perfeitamente habitável para deficientes e não-deficientes.

Esse é o objetivo da Mostra Lar Center de Arquitetura Universal, no Shopping Lar Center, zona norte de São Paulo. Organizada por Jorge Paulinetti e gerenciada pela arquiteta Daniela Velloza com sua sócia Virginia Velloza, a ideia da mostra foi reunir alguns arquitetos e propor uma casa totalmente acessível e adaptada a portadores de necessidades especiais.

Quarto escritório

Detalhe da mesa no quarto de casa.

Confira abaixo os ambientes e ideias da Mostra de Arquitetura Universal:

Armário adaptado

Armário adaptado

Acima, um armário com uma trave móvel, perfeita para os usuários de cadeira de rodas.

Armário para deficientes

Mais um detalhe do armário.

Mais um detalhe do armário: perceba como ele é elevado para que o cadeirante possa ter tudo que precisa sempre à mão.

Banheiro idosos

Banheiro para idosos e deficientes.

Banheiro para deficientes, sempre um cômodo muito especial. Pensado pela arquiteta Carolina Danielian, o banheiro tem piso antiderrapante, de mármore travertino romano, em todo ambiente. A bacia e pia estão localizadas de forma a facilitar a locomoção, inclusive da cadeira de rodas. O lavatório possui um sistema de regulagem de altura, como uma cadeirinha onde as pessoas podem se sentar para tomar banho com segurança.

Há um alarme ao lado da bacia caso aconteça alguma emergência. Até o espelho, levemente inclinado, é especialmente feito para que não haja distorções na imagem refletida.

Banheiro para deficientes

Banheiro para deficientes, especial.

A configuração da acessibilidade nesse banheiro também é útil banheiros de idosos, que também precisam de muita firmeza e segurança na hora do banho.

Cozinha acessibilidade

A cozinha é outro ambiente que necessita de algumas adaptações para ser perfeitamente funcional.

A cozinha também é um ambiente delicado e algumas mudanças são necessárias. A bancada, por exemplo, precisa estar em um tamanho adequado para que cadeirantes possam utilizá-la. Os móveis ficam a uma distância segura do chão e também em uma altura em que possam ser manuseados sem grandes problemas, mesmo caso dos eletrodomésticos. O fogão é um novo modelo, que esquenta por indução. Ou seja, você pode colocar a sua mão em qualquer lugar que ele não irá te queimar. Bem legal, né?

Escrivaninha

A escrivaninha, com alguns cuidados especiais na adaptação.

No quarto, a mesa tem um recuo especial, calculado para que pessoas com cadeira de roda possam trabalhar de forma confortável. A altura também é calculada e cada móvel precisa ser ajustado para cada portador de necessidades especiais. As luzes indiretas também ajudam na locomoção de pessoas com problemas de visibilidade.

Lavaderia Acessibilidade

Acessibilidade até na lavanderia.

A lavanderia possui piso especial anti-derrapante, armários na mesma altura dos móveis do quarto e da cozinha e o varal é elétrico, com regulagem de altura.

Acessibilidade

Veja como você pode melhorar a acessibilidade em ambientes específicos


Acessibilidade no quarto

O quarto precisa somente de algumas modificações para ficar perfeito.

O quarto necessita de portas largas e barras de segurança, além de móveis modificados e na altura certa, como já mostramos anteriormente.

Quarto de deficientes

Quarto especial e feito pensando na acessibilidade.

Um quarto adaptado para portadores de necessidades especiais. O que acharam?

Veja algumas fotos da decoração usada na Mostra de Arquitetura Universal:

Decoração Asiática

O estilo asiático deu a nota na decoração da Mostra.

Mobíla

Poltrona confortável.

Você encontra essa poltrona linda e muitas outras na Mobly, clicando aqui.

Sofá da sala

Sofá da sala

Detalhes da sala de estar montada pelos arquitetos Marcos e Patrícia Jordão.

Com atitudes simples e bem pensadas, é possível construir casas e apartamentos de qualquer metragem e que prezam pela acessibilidade e o conforto das pessoas portadoras de necessidades especiais, através da Arquitetura Universal. Robson Gonzales e Maycon Fogliene, curadores responsáveis pela exposição, dizem que a Mostra Lar Center de Arquitetura Universal “é uma iniciativa que mostra como deve ser feita a adoção de critérios que tornem o projeto de arquitetura e interiores mais seguro e confortável, representando o aumento na satisfação e na qualidade de vida de todas as pessoas”.

O que acharam da Mostra Lar Center de Arquitetura Universal? Ela é gratuita e ficará aberta até o dia 20 de junho, das 10h00 às 22h00. Passe lá e veja como é fácil montar ambientes acessíveis para todos. Contribua para a qualidade de vida em nosso país!