Decoração com quadros

Veja algumas dicas importantes para uma decoração com quadros eficiente

Decoração com quadros

Decoração com quadros

A decoração com quadros é um dos tipos mais clássicos e antigos de decoração. As nossas bisavós decoravam com quadros, as nossas avós, nossas mães, nós mesmos e com certeza os nossos filhos irão usar quadros para enfeitar paredes e ambientes.

Contudo, apesar de ser uma forma clássica de dar um “up” no ambiente, a decoração com quadros é uma das mais subjetivas e delicadas, já que há algumas variáveis, como estilo da pessoa, do quadro, da mobília, da parede, do ambiente. Veja algumas dicas que a Mobly Design separou para vocês darem um show com a decoração com quadros:

Quadros de parede

Decoração diferente com quadros

– Antes de pendurar os quadros, faça testes com moldes de papel, principalmente se for mais de um quadro. Varie as disposições e alinhamentos. Assim, você terá certeza na hora de furar a parede e pendurar os quadros.

– Por via de regra, considere pense o espaço na parede sempre como um quadro grande e então preencha o espaço com quadros menores e de tamanhos variados. Veja a imagem abaixo, retirada do blog Simples Decoração:

Dicas de quadros

Construa uma composição com uma forma fechada.

– A questão do alinhamento é sempre delicada. A regra diz para alinhar os quadros sempre por cima ou por baixo. Se estiver compondo com móveis, como um sofá, deve sempre estar cerca de 25 a 30 cm acima do encosto do sofá. Outro alinhamento com móveis diz que o quadro deve estar posicionado sempre em alinhamento com o móvel ou, se estiver em uma parede vazia, no meio da parede. O posicionamento varia muito com o tipo de ambiente e os móveis que estão lá. Por exemplo, os quadros que estão perto de uma poltrona precisam estar nos níveis dos olhos de quem está sentado na poltrona, para ser agradável aos olhos.

Quadros parede

Quadros não precisam estar só na parede e não só na sala

– A altura é outra questão importante. Os quadros e paineis de fotos devem estar à altura dos olhos, em uma média de aproximadamente 1,65m, 1,70m do chão. Rosana Silva, pós-graduada em design de interiores pela PUC-RJ nos diz que se for um conjunto de quadros, o eixo do meio que deve estar à altura dos olhos.

Quadros decoração

A decoração com quadros pode ser usada em qualquer ambiente

Contudo, “regras existem para serem quebradas”, não é mesmo? Nada impede que uma organização diferente fique legal, como um alinhamento na diagonal, por exemplo. Quadros não alinhados com o centro da parede também ficam interessantes, se bem escolhidos. Nestes casos, o que importa são as cores e o estilo do quadro escolhido.

A última coisa que tem que ser definida é o paspatour, o espaço que existe entre a moldura e a fotografia ou a pintura. Quadros com paspatour largo são uma boa escolha, devido ao seu aspecto minimalista e clean, sempre na moda. Uma boa opção são os quadros de fotos prontos, chamados de “memory boards“. De vários tamanhos, cores e estilos, são boas alternativas para quem está procurando composições bonitas e fáceis de instalar.

Quadros decorativos

Quadros decorativos podem ser bons "coringas" na decoração

Por último, tente algumas composições em decoração com quadros. O convencional quadrado pode dar lugar à um triângulo e até mesmo um coração. Quadros não fixados em paredes são bonitos, desde que combinem com o apoio. O fundador da Apple, Steve Jobs, era adepto dessa prática. Seus quadros ficavam apoiados em mesas e bancos.

Quadros para decoração

Quadros para decoração: um jeito simples e legal de decorar sua casa

A decoração com quadros é legal, não? É interessante observar como algo tão comum e antigo como os quadros podem dar vida nova a todos os ambientes quando bem escolhidos. Você costuma decorar sua casa com quadros? tem alguma composição diferente? Comente, diga para nós como é!

Também não deixem de conferir as nossas outras matérias de decoração e fique atento para mais dicas para deixar sua casa cada vez mais bonita e elegante!Abajures Mobly